terça-feira, 2 de maio de 2017

2ª FORMAÇÃO PELA ESCOLA

FORMAÇÃO CONTINUADA PELA ESCOLA
DATA: 18/04/2017

CONTEÚDO:  Contação de História



Professoras: Jaqueline Diel e Cida Kaiser


A Formação iniciou com uma linda história, contada pela professora Jaqueline Diel, que pintou uma das mãos, dando vida a uma personagem da história, a girafa. A Técnica utilizada, de pintar a mão é algo diferenciado, pois a ludicidade chama a atenção das crianças. Jaqueline cantou uma música com os funcionários, para que eles possam  preparar o momento da história para apresentar as crianças.
Foi falado também das histórias lidas e histórias contadas. Explicar para as crianças que quem cria a história é o autor ou autora, por exemplo, ao imaginar uma história a criança já é o autor. Algumas vezes, a preocupação existente nas escolas, é apenas em ensinar a criança a ler e escrever, esquecendo de desenvolver  o hábito e o gosto pela leitura. Na verdade o papel principal é de preparar, despertando o interesse e o prazer pela leitura.
A professora Cida Kaiser falou da importância de se ter bons livros para fomentar o imaginário infantil com histórias bem escolhidas, histórias com vocabulário rico e diversificado. A contação de histórias na Educação Infantil tem que ser diária pois, além de estimulá-la a conhecer e apaixonar-se pelo mundo da leitura, de forma a garantir sujeitos críticos e bons leitores. Para isso o no momento da história o professor deve ser em voz alta o nome do autor, ilustrador, ensinar a cuidar dos livros. 
Cida Kaiser também deu a sugestão de trabalharmos a da leitura compartilhada Bruxa, Bruxa Venha a minha festa. Falou também da Ficha Catalográfica: capa, contracapa. Os adultos às vezes acham uma informação desnecessária, porém você falando esta ampliando o vocabulário da criança. Outra sugestão que foi passada também é dos Varais de Livros.

Por: Simone Pereira - Coordenadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário