FORMAÇÃO CONTINUADA PELA ESCOLA
DATA: 22/05/2017
CONTEÚDO: 1ª FORMAÇÃO AVISA LÁ SAÚDE E BEM ESTAR
Formadores: Simone
e Eunice
Leitura Deleite: A Construção do Grupo
A formação iniciou as 17:15 na sala dos professores.
Eunice fez a leitura deleite A Construção do Grupo. Nos comentário foi falado o
quanto o nosso grupo é competente, responsável. Que apesar de alguns problemas corriqueiros
é muito bom, foi agradecido pela participação de toda a equipe no ginásio na
comemoração do dia das mães, pela união da equipe. Logo depois a coordenadora
Simone colocou no Datashow o projeto institucional de nossa EMEI. Na discussão,
foi ressaltada de que para acontecer o faz de conta precisamos reconstruir os
espaços, que necessitam de manutenção, materiais para dar continuidade as
brincadeiras.
Foi dado ideias de montar um cantinho com uma tenda nela fazer prateleiras com panelinhas, colheres. Foi sugerido fazer uma lista de materiais para os pais doarem como: roupa, calçados, colares entre outros. Também deram a sugestão da realização de gincana para arrecadar esses materiais. Logo depois foi lido o Projeto Institucional de Leitura, foi colocado o título Ler, Contar e Compartilhar. Dando continuidade foi passado slide do texto: Oferta da cultura escrita na Educação Infantil. Foi mostrado uma imagem nome das crianças pintados com tinta azul. Fez-se o seguinte questionamento. – Vocês acham correta essa atividade? As respostas foram:
Foi dado ideias de montar um cantinho com uma tenda nela fazer prateleiras com panelinhas, colheres. Foi sugerido fazer uma lista de materiais para os pais doarem como: roupa, calçados, colares entre outros. Também deram a sugestão da realização de gincana para arrecadar esses materiais. Logo depois foi lido o Projeto Institucional de Leitura, foi colocado o título Ler, Contar e Compartilhar. Dando continuidade foi passado slide do texto: Oferta da cultura escrita na Educação Infantil. Foi mostrado uma imagem nome das crianças pintados com tinta azul. Fez-se o seguinte questionamento. – Vocês acham correta essa atividade? As respostas foram:
- Depende do objetivo do professor. Não tem
significado. Cópia do quadro feita por uma criança. A discussão foi com ideias diversas. Uns concordaram,
outros não. Alguns disseram que seria para crianças maiores.
O grupo deu a ideia de comprar quadros pequenos e utilizar
giz para rebicarem. Com relação a leitura ela tem que ser diária não só contar,
mas ler o livro presentar a escrita para
que as crianças tenham contato com os livros.
Em seguida foi falado do Lavar as Mãos e Assuar o
Nariz. O que precisa ser resgatado nessa prática dentro da unidade. Precisa ser melhorado o lugar onde lavam as
mãos. Houve apresentação dos slides da ocupação criança, lavando as mãos e assuar
o nariz. Foi pedido para registrar
momentos das crianças assuar o nariz, lavando as mãos para colocar nos postos
de saúde, restaurantes para divulgar os trabalhos realizados nas escolas.
Por
que
liberar a escrita é
importante?
Faz
toda a diferença deixar os
pequenos escrever
do jeito deles, da
mesma forma
que podem, segundo as
ideias que
possuem sobre a escrita no
momento.
Eles são levados a pensar
em quais
letras colocar, quantas letras
colocar e em
que ordem colocar.
Essa reflexão sobre o sistema de escrita as
leva a
avançar, mesmo quando o
professor não
pode fazer as melhores
intervenções.
(Regina
Scarpa)
Brincar e aproximação com a Cultura
Escrita!
-A escrita
pode estar atrelada também as situações de
faz de conta como: médico ao receitar, supermercado
com os preços e listas de compras, restaurante e seus cardápios, cantos de bilhetes e recados entre outras.
-Estas
também
são
estratégias de liberar a escrita para a
criança de maneira prazerosa.
OCUPAÇÃO CRIANÇA
O
tempo da criança é o tempo do pião ou o tempo que uma nuvem demora para tomar a
forma que quiser; é um tempo que todos vivemos, mas esquecemos, porque ele vem
exclusivamente da habilidade de brincar e tem morada na travessura. A
brincadeira é uma habilidade, uma ferramenta do desejo e da materialização do
ser.
Por Simone Pereira - Coordenadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário