quinta-feira, 1 de junho de 2017

5ª FORMAÇÃO PELA ESCOLA

FORMAÇÃO CONTINUADA PELA ESCOLA
DATA: 22/05/2017
    
CONTEÚDO:  1ª FORMAÇÃO  AVISA LÁ SAÚDE E BEM ESTAR


Formadores: Simone e Eunice

Leitura Deleite: A Construção do Grupo

           A formação iniciou as 17:15 na sala dos professores. Eunice fez a leitura deleite A Construção do Grupo. Nos comentário foi falado o quanto o nosso grupo é competente, responsável. Que apesar de alguns problemas corriqueiros é muito bom, foi agradecido pela participação de toda a equipe no ginásio na comemoração do dia das mães, pela união da equipe. Logo depois a coordenadora Simone colocou no Datashow o projeto institucional de nossa EMEI. Na discussão, foi ressaltada de que para acontecer o faz de conta precisamos reconstruir os espaços, que necessitam de manutenção, materiais para dar continuidade as brincadeiras. 
             Foi dado ideias de montar um cantinho com uma tenda nela fazer prateleiras com panelinhas, colheres. Foi sugerido fazer uma lista de materiais para os pais doarem como: roupa, calçados, colares entre outros. Também deram a sugestão da realização de gincana para arrecadar esses materiais. Logo depois foi lido o Projeto Institucional de Leitura, foi colocado o título Ler, Contar e Compartilhar. Dando continuidade foi passado slide do texto: Oferta da cultura escrita na Educação Infantil. Foi mostrado uma imagem nome das crianças pintados com tinta azul. Fez-se o seguinte questionamento.  – Vocês acham correta essa atividade? As respostas foram:
- Depende do objetivo do professor. Não tem significado. Cópia do quadro feita por uma criança. A discussão foi com ideias diversas. Uns concordaram, outros não. Alguns disseram que seria para crianças maiores.
          O grupo deu a ideia de comprar quadros pequenos e utilizar giz para rebicarem. Com relação a leitura ela tem que ser diária não só contar, mas ler o livro presentar a escrita  para que as crianças tenham contato com os livros.
              Em seguida foi falado do Lavar as Mãos e Assuar o Nariz. O que precisa ser resgatado nessa prática dentro da unidade.  Precisa ser melhorado o lugar onde lavam as mãos. Houve apresentação dos slides da ocupação criança, lavando as mãos e assuar o nariz.  Foi pedido para registrar momentos das crianças assuar o nariz, lavando as mãos para colocar nos postos de saúde, restaurantes para divulgar os trabalhos realizados nas escolas. 


Por que liberar a escrita é     importante?
Faz toda a diferença deixar os pequenos escrever do jeito deles, da mesma forma que podem, segundo as ideias que possuem sobre a escrita no momento. Eles são levados a pensar em quais letras colocar, quantas letras colocar e em que ordem colocar.
 Essa reflexão sobre o sistema de escrita as leva a avançar, mesmo quando o professor não pode fazer as melhores intervenções.
(Regina Scarpa)

Brincar e aproximação com a Cultura Escrita!
-A escrita pode   estar atrelada também as situações de faz de conta como: médico ao receitar, supermercado com os preços e listas de compras, restaurante e seus cardápios, cantos de bilhetes e recados entre outras.

-Estas também são estratégias de liberar a escrita para a criança de maneira prazerosa.

OCUPAÇÃO CRIANÇA






O tempo da criança é o tempo do pião ou o tempo que uma nuvem demora para tomar a forma que quiser; é um tempo que todos vivemos, mas esquecemos, porque ele vem exclusivamente da habilidade de brincar e tem morada na travessura. A brincadeira é uma habilidade, uma ferramenta do desejo e da materialização do ser.


Por Simone Pereira - Coordenadora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário