sexta-feira, 28 de abril de 2017

FAZ-DE-CONTA - BRINCANDO DE ÍNDIO

Como é  importante  para a criança  brincar, pois quando está  brincando ela desenvolve a atenção, a memória, a autonomia, a capacidade, de maneira prazerosa e como participante ativo do seu processo de aprendizagem. A brincadeira de faz-de-conta (jogo simbólico) faz parte do cotidiano da criança e, na maioria das vezes não  é  valorizada como deveria ser. Portanto, existe a necessidade  de se repensar a importância da brincadeira  que a criança  traz do seu convívio  familiar, sua vivência, seu conhecimento,  o seu interesse  em imitar o papai, a mamãe, a tia e até  mesmo a professora, ela transforma  a boneca em bebê, objetos que que para o adulto não  diz nada, para a criança  é  transformadora  em vários outros, conforme a sua imaginação do momento. É  surpreendente ver a capacidade  da criança, criar e recriar através da brincadeira de faz-de-conta.
     A EMEI São Francisco através  do faz-de-conta trabalhou a semana do índio, pois eles fazem parte da nossa história e também  influenciam nossos costumes. O grande desafio da escola é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e dar a conhecer a riqueza representada por essa diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade.

 Para isso foi construído um circuito que representa algumas situações que o índio vivencia em sua vida na mata, nossas crianças construíram seus cocares, pescaram e saborearam um delicioso peixe assado,  ali mesmo na frente delas. 






http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf. Acesso em 28 de Abril de 2017, as 13:10h
Por: Simone Pereira - Cordenadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário